sábado, 21 de janeiro de 2017

Técnicas de Centramento

Se centrar é  reforçar sua conexão consigo mesmo, concentrando sua energia para ajudá-lo a se sentir mais equilibrada.

Podemos nos sentir um pouco desligados de vez em quando. Colocamos nossa atenção sobre as crianças, as contas, o trabalho e todas as nossas outras responsabilidades. Você pode estar passando por uma grande mágoa, mas você tem que melhorar a cara e colocar um sorriso no rosto. Você tenta fazer uma coisa, então um telefone começa a tocar ou uma mensagem de texto entra. Todo mundo no trabalho quer tudo pra ontem, e multitarefas virou palavra da moda. É fácil tornar-se disperso e desgastado - como se você fosse um pato na galeria de tiro apenas indo para trás e para frente cada vez que algo acerte você.

Quando você se centra, você entra em contato com seu verdadeiro eu, sua espiritualidade, suas emoções, seus pensamentos, sua criatividade. Você é capaz de colocar melhor as coisas em perspectiva.


Como saber se você não está centrado:




  • Hiperatividade, energia nervosa - você não pode ficar quieto e relaxar
  • Sonhos agitados, pesadelos, sacudir / girar, vigília freqüente
  • Oprimido por emoções e explosões emocionais incontroláveis
  • Auto-ódio, auto-aversão, auto-apatia, etc.
  • Competindo pensamentos, incapacidade de se concentrar, confuso, sem foco
  • Tonturas ou sentimentos gerais de estar num vazio
  • Muito esquecido de coisas importantes: falta de compromissos, desorientado, etc.

Centramento Espiritual:

Maneiras Rápidas e Simples de Centrar:


  • Quando você sentir que sua energia está dispersa, imagine que o centro do núcleo de seu corpo é como um carretel de pesca. Inspire enquanto você visualiza que está rebobinando para dentro seus pensamentos, emoções ou atividades. Segure a respiração por 5 segundos enquanto você imagina-se ancorando e protegendo a energia que você acabou de enrolar.
  • Coma um pouco de chocolate. Chocolate tem produtos químicos naturais que relaxam seu cérebro e impulsionam certos hormônios que ajudam a melhorar muitas funções do corpo. Isso traz mais equilíbrio.
  • Preste atenção aos sentidos físicos. O que você vê? Ouve? Cheiro? Gosto? O que você pode (fisicamente) sentir agora? Tornar-se consciente de si mesmo em seu ambiente. Saboreie algo - um pôr-do-sol, um chuveiro, uma boa xícara de chá. Se ancore por meio de uma experiência sensorial.
  • Se distraia em uma tarefa chata e mundana. Lave os pratos, esfregue o chão ou limpe o armário que está ameaçando explodir. A alegria simples de se concentrar em um único objetivo e realizá-lo leva você ao seu centro.
  • Se ocupe com um processo criativo - desenhar, pintar, escrever, esculpir, scrapbook, cantar uma canção, tocar um instrumento. Quando nos permitimos ser criativos e nos expressar, entramos em contato com o núcleo de nosso ser.
  • Chore. As lágrimas são uma liberação surpreendente de qualquer energia esmagadora, além disso, o choro limpa.
  • Dê uma boa risada - uma gargalhada traz você de volta para si mesmo.
  • Realize algum exercício físico de meditação: ioga ou tai chi, por exemplo, são ótimas maneiras de se aterrar. Se você pratica artes marciais como o karatê, pratique seus katas.




Meditação guiada para centramento



Encontre uma posição confortável.
Sente-se com as costas retas, cruze as pernas de uma forma confortável apóie as mãos sobre as coxas.
Diga a si mesmo que você vai desfrutar de alguns momentos de silêncio e tranqüilidade . Feche os olhos, respire profundamente e sinta-se relaxar... Agora é hora de ficar dentro de si mesmo sem ser interrompido.
Afaste as preocupações e responsabilidades por enquanto, tomando a decisão de voltar a elas quando for a hora certa. Ao expirar, jogue fora todas as aflições ; em seu lugar, aspire o ar puro e fresco.
Volte toda a sua atenção para o momento presente. Deixe seus pensamentos se dissiparem Desligue-se dos sons e ruídos externos, dos aromas, e centralize sua atenção na respiração.
Sinta o ar entrando pelo nariz, penetrando em seus pulmões; observe como seu peito e sua barriga se expandem e se contraem enquanto respira. Inspire profunda e suavemente e solte o ar lentamente... Inspire... Expire... Repita o processo por mais duas vezes.
Agora, permita que sua consciência vá para aquele centro em você onde tudo é claro e tranqüilo, ou seja, ao lugar onde você pode entrar em comunhão com o seu eu mais profundo, com seu "eu superior"; um lugar que só você vivenciará.
Deixe-se flutuar nesse espaço, livre de preocupações, onde você se sente embalado... relaxado... protegido.
Você não terá que procurar por esse lugar, pois sua consciência o encontrará naturalmente - será algo como cair para dentro de si mesmo. Deixe-se apenas ficar nesse lugar, sem palavras e sem pensamentos.
Se surgirem pensamentos, apenas observe-os de modo impessoal, sem emoções e deixe-os passar. É um processo parecido como ficar vendo as nuvens no céu : observe os pensamentos que flutuam, mas volte sempre sua atenção para o “azul” de sua tranqüilidade.
Não procure por insights, fenômenos extraordinários ou qualquer tipo de comunicação. SEJA.. SEJA...apenas SEJA...
Agora, comece a entrar em contato com o mundo exterior. Vá, aos poucos, se conectando através dos ruídos, dos cheiros que fazem parte da realidade externa nesse momento. Sinta seu paladar, pode começar a mover lentamente suas mãos, braços, seu corpo de um modo geral; se quiser, pode espreguiçar-se, e quando considerar adequado, abra os olhos e volte a estar entre nós.


Nenhum comentário: